Imagine ler um jornal ou um catálogo repleto de erros de português, sejam ortográficos ou gramáticos ou sintáxicos. Você certamente deixará de prestar atenção no objeto do texto para analisar seus erros. Isso ocorre com frequência quando não se opta por um profissional. É o famoso “deixa que eu mesmo faço”.
Para um jornal, uma revista, uma newsletter, um folder, um flyer ou qualquer outra publicação é essencial apresentar as informações de maneira clara e objetiva. O texto deve fazer sua leitura fluir, como um rio.
No jornalismo diário, a objetividade é a essência do noticiário. É preciso considerar que o leitor que saber das coisas com agilidade. Por isso é utilizada a técnica do lead.
O lead consiste em um resumo prático dos fatos, respondendo às perguntas: Quê? Quem? Quando? Onde? e Como?.
Na comunicação institucional, a objetividade não precisa seguir a técnica do lead, mas precisa considerar a mesma premissa: seu leitor que saber das coisas com agilidade.
Cada produto ou serviço é em si uma solução para um problema e é isso que as pessoas buscam em sites institucionais. Conhecer a reputação, a qualidade, as garantias e avaliar seu custo-benefício. Isso só será possível por meio de um conteúdo bem elaborado, bem redigido e bem diagramado, por um profissional de comunicação.
Bons conteúdos geram confiança para atingir bons resultados. Sempre que possível faça a opção por contratar um profissional que vai cuidar da imagem que seus clientes tem de sua organização e proporcionar um material atrativo, sem perder objetividade, e gerar confiança.