Como escrever um texto jornalístico do jeito certo

Não é raro encontrar pessoas e empresas que querem enviar textos jornalísticos à imprensa local ou nacional para divulgar a marca ou o nome. Alguns se aventuram a escrever por conta própria e, por desconhecimento, acabam por ignorar as técnicas do gênero.

Os textos jornalísticos podem ser classificados em diversos formatos: crônica, artigo, noticioso (ou factual), resenha, editorial, revista, reportagem, entrevista, entre outros. Os mais comuns são aqueles que permitem expôr ideias e ações.

Nesse artigo vamos abordar apenas dois formatos: factual e artigo.

Factual (ou noticioso)

O texto factual nada mais é que o formato clássico do gênero jornalístico e é construído com base em duas técnicas: o lide (ou lead) e a pirâmide invertida.

O título deve ser direto e com o verbo no presente.

Lide

O lide é uma forma rápida e direta para que o leitor entenda imediatamente do que se trata. Para isso é preciso responder já no primeiro parágrafo às perguntas: O quê, Quem, Quando, Onde, Como e Por quê.

Se o parágrafo ficar muito grande (mais de quatro linhas), divida-o em dois: 1) O quê, Quem, Quando e Onde; 2) Como e Por quê.

lide

Pirâmide Invertida

A pirâmide invertida é uma técnica que consiste em apresentar as informações estruturadas em ordem de importância. O mais importante sobre o menos importante. Dessa forma, o leitor pode interromper a leitura sem perda significativa de entendimento sobre o tema do texto.

Compreende todo o texto e deve conter todas as informações estruturadas da seguinte forma:

Título: direto e com verbo no presente. Incluir nomes apenas quando for de conhecimento notório na sociedade.

Lide: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

Detalhes: inclua as informações classificadas de maior relevância, ou seja, aquelas que são indispensáveis.

Aspas: inclua a fala (explicação, avaliação ou opinião) de uma pessoa qualificada (proprietário da empresa, diretor da área, liderança, pessoa com notório saber). Use aspas seguida de um verbo declaratório de interpretação positiva (disse, pontuou, ponderou, argumentou, explicou, etc).

Conclusão: adicione informações complementares que foram classificadas de baixa relevância. Você pode incluir um “box” com o título de “Serviço” e apresentar informações de contato com a fonte.

piramide-invertida

Artigo de opinião

A exemplo da resenha, o artigo de opinião não é um gênero de texto necessariamente jornalístico, em razão de não ser obrigatoriamente escrito por jornalista. Em tese, qualquer pessoa qualificada pode escrever sobre o assunto que domina.

O artigo é um tipo de texto em que se expressa a opinião do autor. Para isso, usa-se de informações complementares como ideias, imagens, análise de fatos, estatísticas, entre outros. Tem como foco assuntos políticos e científicos. Se os assuntos estiverem relacionados à arte e à cultura, o artigo será, na verdade, uma resenha.

O tipo de artigo mais simples que existe é a dissertação, que possui uma estrutura básica de quatro parágrafos mas que pode ser ampliada.

1º parágrafo: apresentação do problema. O autor precisa demonstrar que há uma questão não resolvida na sociedade e que precisa ser debatida.

2º e 3º parágrafo: consequências do problema. Discorra sobre os efeitos negativos que o objeto da opinião provoca no meio.

4º parágrafo: conclusão e possível solução. Apresente uma hipótese viável ou uma solução para o problema debatido. Conclua sem encerrar o tema do debate, dando abertura para outras perspectivas sobre o mesmo tema.

Com essa estrutura básica é possível redigir um artigo sobre qualquer tema. Para alcançar relevância, entretanto, o tema dever ter a maior relevância social possível. Quanto mais próximo das pessoas, quanto mais pessoas atingidas pelo tema, mais destaque seu artigo poderá ter.

Caso queira aprender mais sobre como escrever um bom texto jornalístico, entre em contato por meio da página Fale Conosco, em lukecontents.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s